Já conheces a Sílvia Ferreira – Campos pelas fantásticas e divertidas respostas ao Glow Chef Questionnaire. E se por acaso te distraíste, lê agora aqui mesmo: a Sílvia responde…
E agora, uma surpresa exclusiva! A Sílvia partilha aqui, comigo e contigo, a sua receita de salame de chocolate – este doce, que é um dos meus favoritos, está pensado de forma a ser mais saudável. Mas, não te esqueças… sobremesa saudável é ainda sobremesa… 😉
Esta vem com dedicatória:
Viva!
Não sou exatamente a pessoa que mais gosta de doces ou sobremesas, no entanto existem alguns doces fazem parte da minha vida aliás acho que fazem parte da vida de todos nós. O salame de chocolate é para mim um deles, que me traz à memória as melhores recordações.
Gosto de desfrutar e de sentir a explosão de sabores na minha boca, deleitar-me a cada dentada sem culpas e por isso tive que recriar o meu salame de chocolate.
Para isso tive que utilizar os melhores ingredientes disponíveis.
As minhas escolhas recaíram nas tâmaras frescas carnudas e suculentas, para além de um alimento versátil que pode regular o processo digestivo ajuda a aumentar significativamente os níveis de energia, entre outros beneficios.
Preferindo chocolate preto com alto teor de cacau, aqui utilizei 70% mas poderás utilizar 85%, eu particularmente prefiro, existem disponíveis em versões sem lactose e sem glúten. Optei também por bolacha maria sem glúten e sem lactose.
Para comer e comer e comer, feliz e sem culpas!
“O meu Salame de Chocolate”
Ingredientes
- 200g de chocolate 70% cacau
- 250g de bolacha Maria (sem lactose e sem glúten)
- 150g de tâmaras frescas (medjool)
- 4 gemas de ovo
Método
- Coloca o chocolate a derreter em banho-maria.
- Descaroça as tâmaras e coloca em água a ferver para amolecer.
- Entretanto pica grosseiramente a bolacha à mão.
- Separa as claras das gemas e bate as gemas.
- Retira o chocolate do banho-maria.
- Junta as bolachas e as tâmaras escorridas ao chocolate e vai envolvendo. Acrescenta devagar as gemas e envolve tudo até chegar à consistência pretendida.
- Deita o preparado sobre uma folha de papel de alumínio e forma um rolo bem apertado.
- Guarda no frigorífico (12 horas) até que fique rijo.
- Depois é só cortar em fatias e saborear!
Nota: as claras que sobram podes reutilizar para uma omolete branca ou para uma máscara de beleza caseira.
Nota: a foto do destaque é da Sílvia.