Receitas, Smoothies

Green Glow: um smoothie verde para todos os dias

Um smoothie verde que sabe e faz bem, perfeito para todos os dias…

O meu “smoothie verde básico”

Não percebo porque é que nunca partilhei esta receita aqui. Desde o início deste ano que esta é a minha receita básica de pequeno-almoço. Um smoothie verde cheio de fibra e com muito pouco açúcar, que me leva sem problemas – nem fome – até à hora do almoço.

Chamo-lhe o meu “smoothie verde básico” mas no melhor dos sentidos. É o equivalente em smoothie da perfeita camisa branca: ficas sempre bem, não importa a ocasião 😉

O racional da receita

A primeira preocupação na construção deste smoothie verde foi precisamente a componente verde, com tudo o que as folhas verdes trazem de benéfico: vitaminas, minerais e sobretudo muita fibra, para promover um intestino saudável.

Assim, a receita leva uma quantidade grande de espinafres e de alface romana. Apesar de neutro, o gosto desta combinação de verdes é muito fresca. Agradável mesmo para principiantes 😉

Em segundo lugar, uma preocupação de estimular a eliminação do excesso de água, que me levou a incluir o pepino e o aipo. O pepino é também uma boa ajuda na consistência do smoothie, sem um grande valor calórico. O aipo tem um sabor inconfundível, vagamente salgado, e dá muito carácter ao smoothie.

A pera é um fruto ao qual se atribuem propriedades desintoxicantes e calmantes, nomeadamente ao nível do aparelho respiratório. Além disso, adoro o sabor. Por isso, quando estão em época, é o meu fruto de eleição. Fora da época da pera, escolho antes uma maçã – já sabes, “an apple a day …”

O limão: bem conhecemos a polémica do “alcalino”, tudo verdade ou tudo mentira… não sei quem tem razão mas no entrentanto vou consumindo sumo de limão com regularidade e aqui fica fantástico.

Por último, um quarto de abacate: o abacate tem aqui um duplo papel: o benefício nutricional e o da consistência. Sem juntar qualquer açúcar, como seria o caso da banana, o abacate torna um smoothie verde muito mais cremoso. O facto de se tratar de uma gordura (saudável) faz com que a digestão do smoothie seja mais lenta, deixando-me (e a ti, quando experimentares) sem fome a manhã inteira.

Sobre o abacate: lê AQUI o meu artigo sobre os benefícios nutricionais deste fruto “do momento”.

Como base líquida, uso meio copo de água de coco, ou mesmo água simples quando não tenho a primeira. O objetivo é ajustar a consistência do smoothie à minha preferência e promover uma boa hidratação. Também sem açúcar.

E agora, a receita:

Green Glow Smoothie

Green Glow Smoothie: porque beber regularmente este smoothie verde te vai fazer brilhar 🙂

Esta receita faz dois copos grandes. Bebe um, pausadamente ao pequeno-almoço e leva o segundo contigo, para o saboreares como snack de meio da manhã.

Ingredientes

  • 1 pepino descascado e cortado
  • 1/2 alface romana bem lavada e cortada em tiras
  • 1 cup de espinafres
  • 1 pera (ou uma maçã)
  • 1 talo de aipo
  • 1/4 de abacate
  • sumo de 1 limão
  • 1/2 copo de água de coco

Método

Coloca o pepino, a alface, os espinafres e o aipo no copo misturador. Junta a água de coco. Bate até as folhas verdes estarem bem incorporadas no líquido.

Junta então os restantes ingredientes: a pera (ou maçã), o abacate e o sumo de limão. Bate até estar tudo bem cremoso.

Caso aches necessário, ajusta a consistência do teu Green Glow Smoothie com um pouco mais de água de coco.

E ainda…

Encorajo-te vivamente a experimentar este smoothie verde – é o pequeno-almoço perfeito para quem quer ter energia, estimular a digestão e ainda uma pele bonita. E espero que gostes!

E, já agora, faz download das folhas de lista de compras e planeamento de refeições, aqui em baixo, para planeares esta nova experiência.

Mais smoothies?

Outras receitas de smoothies Glow Chef:

Aqui no blog, por AQUI.

5 receitas originais num Ebook gratuito: AQUI.

No Instagram: @glowchef

 

 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *