Almoço & Jantar, Receitas, Smoothies, Sobremesas, Videos

O QUE FAZER COM ABÓBORA? (3 receitas)

O que fazer com abóbora?

Queres aproveitar as abóboras lindas que vês no mercado mas não sabes o que fazer…

Não há imagem que melhor represente o Outono que as abóboras que hoje vemos, tão diversas, nos mercados.

Mas não trazem livro de instruções, o que fazer com elas, além de sopa?

Esta semana vou-te mostrar o que fazer com abóbora, neste artigo e no vídeo correspondente.

São três maneiras práticas de cozinhar abóbora, receitas saudáveis, fáceis, rápidas e um pouco “fora da caixa”, para ficares a saber o que fazer com as várias abóboras que te saltam para o cesto das compras.

Vê o vídeo clicando na imagem:

Comer abóbora: quais os benefícios para a saúde

As várias abóboras fazem parte da família das Cucurbitaceae, uma vasta família de plantas de hasta rastejante, das quais as várias “abóboras” são o fruto.

E se sabes reconhecer todas as espécies de abóboras cor-de-laranja que surgem no Outono, e sobre as quais falamos hoje, se calhar não te apercebeste que também a curgete faz parte desta família, bem como o pepino, o melão e a melancia!

Tanto a abóbora normal – grande, arredondada e com gomos recortados – como as espécies mais pequenas como a Hokkaido, a Kabocha e a Butternut, contêm micro-nutrientes fantásticos para a saúde. O que justifica comê-las mais regularmente e daí este artigo!

As várias espécies de abóbora laranja são particularmente ricas em vitamina A (sob a forma de alfa- e beta-caroteno), vitamina C e vitamina E, o que as torna umas pequenas potências antioxidantes e anti-aging.

Este efeito antioxidante vai proteger o organismo – as nossas células – do stress oxidativo e do efeito inflamatório que no médio prazo está associado com o envelhecimento em geral e com o aparecimento de doenças crónicas incluindo o cancro.

Não esquecer também a associação habitual da vitamina A com a saúde dos olhos…

Em termos de sais minerais, as abóboras contêm quantidades relevantes de ferro, magnésio, potássio e folatos.

Esta combinação de vitaminas e minerais vai também ajudar a reforçar o sistema imunitário em geral, o que é particulamente interessante durante as estações mais frias.

O efeito combinado do potássio, da vitamina C e da fibra pode favorecer a saúde cardiovascular, contribuindo para a regulação da tensão arterial e o controlo do dito “colesterol mau” (LDL).

Além disso, as abóboras contêm bastante fibra, contribuindo para uma melhor digestão, para a sensação de saciedade após as refeições e, em resultado, para o controlo do peso.

Tudo boas razões para comermos mais destes vegetais tão simpáticos!

E agora…

Como cozinhar abóbora?

Smoothie de abóbora e laranja

Este smoothie foi inspirado por uma sobremesa que a minha mãe faz há anos, sempre no Natal e em alguns aniversários. Já é um clássico lá de casa. E chama-se Doce de Amor e é feito com abóbora, amêndoa e muuuuito açúcar!

Obviamente retirei todo o açúcar, e juntei sumo de laranja para compensar, e também refrescar o sabor do smoothie.

Este smoothie é perfeito para reforçar a tua imunidade nesta altura do ano, em virtude de todas as vitaminas e sais minerais que a abóbora contém.

Vê o detalhe da receita AQUI.

Crumble de marmelo e abóbora butternut

Crumble é uma das minhas sobremesas favoritas. Mas hoje sei que aquele topping é tudo menos saudável para a minha digestão, que é bastante sensível ao glúten. Por isso investiguei uma forma alternativa de conseguir uma crosta interessante sem a farinha e já agora todo aquele açúcar!

Esta receita, com os marmelos e a abóbora, torna-se uma pequena amostra de Outono, que podes comer como sobremesa, como lanche e até ao pequeno-almoço. Aqui em casa é mesmo até acabar!

Combina o crumble com iogurte de coco natural, para um contraste de texturas interessante.

Vê o detalhe da receita AQUI.

Salada de Inverno com abóbora Hokkaido assada de duas maneiras

No Inverno acho muito interessante criar saladas que combinam legumes cozinhados com as folhas verdes cruas.

Esta receita mostra como podes criar um perfil de sabores variado ao temperar as metades da abóbora de formas diferentes. E como fica bem misturar as duas numa mesma salada.

Mas claro que podes usar apenas um destes temperos de cada vez!

Ao escolheres uma abóbora de agricultura biológica garantes que é seguro comer a casca, depois de assada.

Vê a receita AQUI.

3 receitas fáceis e saudáveis com abóbora!

Agora já sabes o que fazer com abóbora! Espero que tenhas gostado das sugestões que te dei.

É claro que podes querer ajustar os temperos ao teu gosto. Considera isto um ponto de partida. E faz como diz o Massimo Bottura, na sua masterclass: “you have to taste, always taste, and adjust”!

E receitas de sopa de abóbora?

Não falamos aqui de sopa, porque esse foi o tema de um vídeo passado. Se não viste, aconselho-te vivamente a ver pois as receitas são todas ótimas, e a de sopa de abóbora é mesmo especial. Deixo-te o link aqui:

Sopas de Legumes Fáceis e Saudáveis

Caso tenhas gostado do vídeo desta semana, faz like no video e já agora subscreve o canal no Youtube!

Se fizeres alguma destas receitas, publica no Instagram e não te esqueças de fazer tag do Glow Chef para eu ver e partilhar também.

Por agora despeço-me. Obrigada por estares aqui 🙏🏻

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *