A quinoa é uma das novidades da alimentação atual, em termos de visibilidade e utilização. O Jamie Oliver até a cita ironicamente como “ingrediente da moda” no seu último programa…
É originária da América do Sul, mais precisamente dos Andes, onde cresce em condições climatéricas bastante agrestes.
É um pseudo-cereal, o que significa que parece um cereal e é usada como tal, mas na realidade é uma semente. Tem várias qualidades nutricionais importantes, entre outras(*):
- Contém todos os aminoácidos essenciais que compõem as proteínas, contrariamente a outras fontes de proteína vegetal, daí dizermos que “tem muitas proteínas”.
- É naturalmente isenta de glúten.
- É rica em fibra e em minerais como ferro, magnésio e fósforo.
- Tem níveis baixos de gordura saturada, colesterol e sódio.
- Tem componentes antioxidantes (manganês).
Na minha cozinha, a quinoa tornou-se um básico, o equivalente alimentar de um par de jeans confortável 😉
Rápida de cozinhar
Os pacotes dizem 10 a 15 minutos e é verdade que se pode cozer como um arroz. Mas, com o meu método para gente ocupada, só tens que estar por perto durante 5 minutos, nos restantes 5 ou 10 a quinoa trabalha sozinha!
Super saudável
Como é naturalmente isenta de glúten e tem todos os aminoácidos essenciais (proteína completa), a quinoa é perfeita para quem é intolerante ou mesmo alérgico ao glúten e para desportistas que têm como objetivo defender ou aumentar a massa muscular.
No meu caso específico, não sou propriamente uma atleta mas tenho grande cuidado com a ingestão de proteínas – no passado tive problemas vários por falhas a esse nível – entre os quais a queda de cabelo – e o passar dos anos também não ajuda.
A quinoa é muito versátil
A quinoa em grão pode integrar qualquer refeição tanto como prato principal como em acompanhamento.
Podes usar eventuais sobras na sopa, ao jantar, num dia que queiras comer menos e desintoxicar um pouco.
Também encontras quinoa em flocos. Não te vou enganar, esta versão não me agrada particularmente, assim sozinha. Sabe a papel 🙁
Mas, quando estava desesperadamente à procura de formas de me ver livre do saco que tinha comprado descobri uma aplicação fantástica: em substituição de pão ralado! É que eu detesto os “males escondidos” e acho o pão ralado um deles… Usando flocos de quinoa não estou a juntar glúten aos meus pratos e até estou a aumentar o teor de proteínas da refeição, há melhor?
Há quem faça uma papa de quinoa ao pequeno almoço, como se fosse aveia, mas esta versão ainda não experimentei – um desafio para o futuro próximo.
Onde comprar quinoa
Hoje a quinoa é muito fácil de encontrar nos supermercados, normalmente todos têm uma área de alimentos integrais, saudáveis e/ou biológicos. Mas, em caso de dificuldade, também se vende online.
Método básico para cozinhar quinoa
(Para duas pessoas)
Ingredientes
- 1 chávena de chá de quinoa (a minha chávena habitual leva 160 grs de quinoa crua)
- 2 chávenas de água quente
- Sal marinho ou sal rosa dos Himalaias
Para mais pessoas, mantém sempre a proporção 1 de quinoa para 2 de água, funciona para qualquer quantidade.
Método rápido
Passa a quinoa por água, para eliminar a saponina, que além de amarga tem alguma toxicidade. Atenção que os grãos são pequenos, o melhor é usar um passador de malha apertada. Também pode ficar de molho por umas horas…
Põe a quinoa num tacho, com a água. Tempera com um pouco de sal. Deixa ferver durante 5 minutos e nessa altura desliga o lume. Deixa o tacho descansar tapado durante mais dez minutos, vais ver que a quinoa fica no ponto – translúcida, com o seu “anel de Saturno” (o germe) à vista, mas sem ficar mole nem empapada.
Método habitual
Segundo o método mais habitual, quando a água com a quinoa começa a ferver temperas com uma pitada de sal, reduzes o lume para o mínimo e deixas cozinhar por 10 a 15 minutos. Convém verificar o processo de cozedura aos 10 minutos e juntar água se for necessário.
Esta é a semana da quinoa. Amanhã há mais receitas 🙂
E, entretanto, mais receitas de quinoa aqui no Glow Chef:
Tomates recheados com quinoa, tomate seco e pinhões
Rolo de carne de perú com ervas
Subscreve a newsletter Glow Chef para não perderes nenhuma novidade!
(*) Fonte: Quinoa, de Clea; Éditions La Plage.